sexta-feira, 09 de agosto

Bolsistas do curso de Letras e Pedagogia trocam experiências sobre os projetos que vêm desenvolvendo com alunos de escolas públicas de Maceió.

A roda de conversa aconteceu no horário de 10h às 12h, assim sendo, durante a pauta, a monitora Bárbara deixou todos a vontade para iniciarem as apresentações.
Portanto, os alunos de pedagogia iniciaram mostrando o que vêm desenvolvendo com alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. Dentro da pesquisa, os alunos optaram por investigar e ajudar alunos que ainda não estão alfabetizados mesmo numa série avançada. Infelizmente, é um assunto delicado, pois cada aluno possui sua bagagem, isto é, experiência de vida, dentro disso, possui suas limitações dentro e fora da escola. (O que eles mostraram foi lindo, tudo mesmo, principalmente a dedicação em acreditar e dizer que ainda cabe sonhar). (Amei às estratégias fonológicas para melhorar a alfabetização dos alunos).
Breve, iniciou uma roda de conversas. primeiramente, parabenizamos os alunos de pedagogia, pois de fato, é um trabalho lindo, segundo, pela persistência e motivação, afinal, o futuro depende da gente.
Breve, foi a vez da gente. Nosso titulo de apresentação foi: Letramento na Onélia Campelo, Questões Facilitadores e Constritoras. Nosso principal objetivo foi mostrar as atividades que foi e estão sendo desenvolvidas com os alunos acerca do incentivo à leitura/literatura e jornal digital, e ainda, falar das questões não facilitadora durante nosso trabalho.
Portanto, mostramos o resultado do projeto literário, que, como muitas dificuldades, creiamos que o resultado foi positivo, a vez e a voz dos alunos foram bem aceitas. E por último, falamos sobre o jornal digital, novo projeto que está em andamento. Essa foi uma das questões facilitadoras para trabalhar o letramento com os alunos   
Em relação as questões constritoras, infelizmente, a não valorização pelo diálogo, o desrespeito em dizer que o PIBID não contribui para a melhora da escola, ainda, a não responsabilidade da escola por não ter equipamentos sonoros e livros literários.

Por fim, na última roda de conversa, fomos bem elogiados. Rendeu muitos comentários, acredito que todos refletiram muito a respeito da temática. Assim sendo, todos estão de parabéns! Bolsistas, Coordenadores, Supervisores e Alunos!

Pauta