Quarta-feira, 17 de abril
Na aula do dia (17), O professor trouxe para os alunos o “poema do nadador”, do brilhantíssimo Jorge de Lima, Poeta, Alagoano. Perguntou se alguém conhecia o poeta, ninguém sabia, infelizmente, era de se esperar, alguns só lembravam que “fizeram algo relacionado ao escritor”.
Ele explicou alguns aspectos estilísticos do poema dizendo que o texto poético estabelece uma oposição entre nadador e água, ou seja, palavras cujo significado é o contrário da outra palavra. Exemplo disso, fria/morna, mansa/doida, etc. Além dos alunos se envolverem com a literatura, aprendem mais um assunto gramatical. 
João Victor havia nos apresentado seu belo desenho. Na quarta (17), trouxe ele colorido, dando outra vida, a uma nova capa para o livro. Muito talentosoooo! :D

Além disso, pedi, que se fosse de seu interesse, cada aula trouxesse um novo desenho, seja de um personagem, uma nova história...para então se possível colocarmos em exposição.
Na segunda aula, continuamos mais uma vez com o projeto transmídia de incentivo à leitura. Dessa vez, trabalhamos com alguns gêneros: quadrinho, poesia/poema, paródia/música. Reunimos as equipes e, pedimos que cada integrante escolhesse um dos gêneros citados, ficando a critério de cada um, em seguida, que fizessem relação com: eles sendo os personagens ou escolher um personagem, realidade, ficção, mitologia, outras histórias. Ex: filme etc. humor e piada. Além disso, mostramos exemplos de poesias e quadrinhos, cujo objetivo era ajudar na criatividade e compreensão.
Concentrados


Poema/Poesia de Jael da Silva, 9ª C

Percy Jackson meu amigo saia logo desse perigo
Até que seria legal se não ganhássemos do mal
Acho melhor não dar vacilo quando enfrentar monstros
Esquisitos, Hades vamos enfrentar será que vamos ganhar?


Antes disso, perguntei aos alunos de como está o andamento da apresentação do livro a respeito dos capítulos sorteados em sala de aula para cada equipe, (fizeram caras de assustado).
Portanto, foi visto que alguns alunos não estavam fazendo, outros foram criativos e, entregaram ainda no final da aula, outros levaram para terminar em casa.
O professor Ricardo está cobrando muito a participação de todos, além disso, também nós pibidianos, estamos nos empenhando ao máximo.